O Brasil fez história em mais uma modalidade nos Jogos Pan-Americanos de Toronto. Após conquistas como a prata inédita para a equipe de tênis de mesa feminino, nesta quinta-feira as meninas do softbol verde-amarelo avançaram à semifinal da competição pela primeira vez na história.
A classificação veio após vitória por 5 a 3 sobre Cuba na última rodada primeira fase do torneio, realizado no Estádio de Ajax. Mesmo após início melhor das adversárias que, perfeitas defensivamente, ainda conseguiram três corridas, o Brasil reagiu a partir da sexta entrada. Com seguidas rebatidas, a equipe verde e amarela foi implacável e anotou cinco corridas.
Assim, a seleção brasileira feminina fechou a primeira fase com duas vitórias (sobre República Dominicana e Cuba) e três derrotas (para Canadá, Estados Unidos e Porto Rico), ocupando o quarto lugar na tabela: posto suficiente para avançar.
Para a semifinal, o Brasil volta a campo nesta sexta-feira, contra Porto Rico, seleção para a qual perdeu por 2 a 0 na penúltima rodada da primeira fase, realizada nesta quarta.
Na outra chave, Estados Unidos e Canadá duelam entre si por uma vaga na decisão.
![Link permanente da imagem incorporada](https://pbs.twimg.com/media/CKogEiDUMAAyS-y.jpg)
De forma dramática, a seleção brasileira conquistou a vaga para a fase final da competição ao derrotar Cuba por 5x3!
O time cubano teve grande desempenho em boa parte do jogo, construindo a vantagem de 3 corridas e sem permitir uma corredora sequer de chegar em base até a 6ª entrada.
Foi aí que nosso ataque acordou, com rebatidas sucessivas e conquistando base após base. A seleção virou o jogo anotando 5 corridas em um belo esforço coletivo e fechou o placar e o jogo sem tomar mais corridas na 7ª entrada.